Loading...

Total de visualizações de página

Postagens populares

Loading...

Olá

Sejam bem vindos esse blog foi feito para aqueles que são fãs de todos os gêneros, tanto anime, cartoons tokusatsus, live-actions, comics, hq's nacionais européias e até heróis que ninguém ouviu falar! Muita dessas matérias deve-se aos créditos de Wikipédia e do International Heroe que ajudou nas matérias, o objetivo é poder também facilitar o acesso a todos os fãs, mande também sugestões, desenhos, fanzines, para que assim possa estar postando!



Pesquisar este blog

Carregando...

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Os Simpsons


Formato Série de desenho animado
Género Comédia, Animação
Classificação etária Permitido para todas as idades i DJCTQ (Brasil) Inadequado para menores de 10 anos i DJCTQ (Brasil) Inadequado para menores de 12 anos i DJCTQ (Brasil)
Duração 22-24 min
Criador Matt Groening
País de origem Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) Al Jean
Ian Maxtone-Graham

John Frink
James L. Brooks
Matt Groening
Matt Selman
Sam Simon
Narrador(es) Dan Castellaneta
Julie Kavner
Nancy Cartwright
Yeardley Smith
Hank Azaria
Harry Shearer
Marcia Wallace
Timothy Smith
Maggie Roswell (1989-1999; 2002-Presente)
Pamela Hayden
Tress MacNeille
Russi Taylor
Karl Wiedergott (1998-Presente)
Tema de abertura The Simpsons Theme
Exibição
Emissora de
televisão original Estados Unidos FOX
Emissora(s) de
televisão lusófona(s) Mostrar lista
Brasil FOX e Globo
Brasil Ulbra TV
Brasil Multishow (no início)
Portugal FOX
Portugal RTP 1
Portugal RTP 2
PortugalAçores RTP Açores
PortugalMadeira RTP Madeira
Formato de exibição 480i (SDTV) (1989-2009)
1080i (HDTV) (2009-presente)
Transmissão original 17 de dezembro de 1989 - Presente
№ de temporadas 22
№ de episódios 474 (lista de episódios)
Cronologia
Programas relacionados The Tracey Ullman Show
Futurama

The Simpsons (br: Os Simpsons; pt: Os Simpson na FOX,[1] ou Os Simpsons, na RTP 2[2] e na versão em DVD[3]) é uma famosa sitcom animada norte-americana criada por Matt Groening para a FOX. A série é uma paródia satírica do estilo de vida da classe média dos Estados Unidos, simbolizada pela família de mesmo nome, que consiste de Homer Jay Simpson, Marjorie "Marge" (Bouvier) Simpson, Bartholomew "Bart" Simpson, Elisabeth "Lisa" Simpson e Margareth "Maggie" Simpson. A série se passa na cidade de Springfield e satiriza a cultura e a sociedade norte-americana, a televisão e vários aspectos da condição humana.

Desde sua estreia, em 17 de dezembro de 1989, o programa já exibiu 474 episódios, e já tem mais uma temporada à ser exibida.[4] O filme do seriado foi lançado em 26 e 27 de julho de 2007 e arrecadou mais de meio bilhão de dólares em todo o mundo.


História

A série é focada nas aventuras de uma típica família suburbana do meio-oeste norte-americano. O pai, Homer Simpson, é inspetor de segurança da Usina Nuclear de Springfield (em Portugal, chamada de Central Nuclear de Springfield). Marge Simpson, sua esposa, é uma dona de casa estereotipada. O casal tem três filhos: Bart, um garoto rebelde de dez anos; Lisa, uma menina-prodígio de oito anos que adora tocar saxofone e Maggie, a caçula da família, uma bebê que não fala - sua primeira palavra foi "daddy", no episódio "Maggie's first word" - mas que é considerada pelos fãs como o mais inteligente e misterioso personagem da série (que depois é revelado que toca saxofone melhor que Lisa, no episódio "Smart and Smarter").

Completam a família um cachorro chamado Ajudante do Papai Noel (em Portugal, Santa's Little Helper), além de um gato chamado Bola de Neve II (em Portugal, Snowball II). Os produtores decidiram que os personagens não envelheceriam ao longo da série, embora celebrações como festas religiosas e de fim de ano apareçam com frequência. Há ainda um grande número de personagens menores, desde parentes da família até coadjuvantes eventuais.

Episódios

* A série conta atualmente com 22 temporadas. As treze primeiras temporadas e a vigésima temporada já estão disponíveis em DVD.

* A primeira temporada contou com apenas 13 episódios. Os desenhos foram ao ar nos Estados Unidos entre dezembro de 1989 e maio de 1990. Esta temporada é a única que não possui um especial de Dia das Bruxas.

* A segunda temporada introduziu diversos novos personagens, como Troy McClure e o Dr. Hibbert. Os 22 episódios foram ao ar no horário nobre entre outubro de 1990 e julho de 1991. Diversos artistas emprestaram suas vozes para o desenho, dentre eles Dustin Hoffman, Danny DeVito, Ringo Starr, Larry King, James Earl Jones e Tony Bennett (que foi a primeira pessoa a aparecer no show como ele mesmo).

* O episódio de abertura, A Prova Final de Bart, é o segundo mais visto do programa, com 33 milhões de telespectadores nos Estados Unidos (o primeiro é Quem Matou o Senhor Burns?). No dia 25 de outubro de 1990 foi exibido o primeiro especial de Dia das Bruxas, chamado de A Casa da Árvore dos Horrores, que inicialmente se chamava "No Dia das Bruxas". Foi a primeira vez que a série ganhou um Emmy.

* A terceira temporada, exibida entre setembro de 1991 e maio de 1992, teve como convidados o músico Sting e a banda Aerosmith (a primeira banda a aparecer no desenho). Nela, um episódio-chave da série conta como Homer se casou com Marge e conseguiu o emprego na usina nuclear. Em outro episódio, Homer prepara uma bebida com base em xarope para crianças, o Moe Flamejante.

* A quarta temporada teve 22 episódios e foi ao ar pela primeira vez entre setembro de 1992 e maio de 1993. Barry White, Elizabeth Taylor e Red Hot Chili Peppers figuram entre os convidados do programa.

* A vigésima segunda temporada está sendo transmitida nos países em que o idioma principal é o inglês. Aos demais países, esta temporada chegará em tempo indeterminado devido a dublagem e/ou criação de legendas.


Continuação

Diferentes informações sobre o universo de Os Simpsons são lançadas a cada episódio, o que dificulta a tarefa de elaborar biografias consistentes. Para se ter uma ideia da quantidade de controvérsias geradas a partir de problemas com continuidade, de acordo com o livro "Simpsons Fun Calendar", publicado em 1993 por Matt Groening, Maggie teria nascido em 19 de agosto de 1985 e Bart em 17 de dezembro de 1979. Já no livro UFA, Groening afirma que Bart nasceu em 1 de abril de 1980. Mas, no episódio "My Sister, My Sitter", Bart diz que é dois anos e trinta e oito dias mais velho que Lisa, o que faria com que seu nascimento tivesse ocorrido em 25 de junho de 1982.

Há ainda muitas outras controvérsias geradas pela continuidade. Tome por exemplo o endereço da residência dos Simpsons em Springfield, que mudou de 94, 59, 1094, 723 e 742 Evergreen Terrace, o mais provável por ter sido citado por Matt Groening numa entrevista à apresentadora de televisão Oprah Winfrey. O endereço em Evergreen Terrace (Terraço Sempre-Verde) é uma homenagem à rua em que Matt Groening viveu quando criança.

Como último exemplo de problemas de continuidade, cabe mencionar os números de telefone da família Simpson. Antes do episódio "Simpson e Dalila", o número de casa era 555-6528, depois dele, passou a ser 555-7334. O mesmo vale para o telefone do trabalho de Homer. Antes do episódio era 555-6832 e depois virou 555-6754.

Já na terceira temporada, o número de casa é 555-8707. No episódio "Homer escavadeira, um homem da neve", os telefones do comercial de TV de Homer mudam novamente. O de sua casa é 555-3223 e o do trabalho é 555-3226. No desenho "The Canine Mutiny", Bart assina uma proposta de cartão de crédito com o telefone 555-3126. Por fim, no episódio "Um conto de duas Springfields", o telefone sorteado pela rádio é 555-0113 e Homer diz que é o telefone dele (ou seria, já que o DDD dele mudara para 939 e a rádio só ligava para o DDD antigo, 636).

Apesar desses indícios, pode se pensar na possibilidade que ocorreu no episódio em que os Simpsons vem para o Brasil (Feitiço de Lisa). Neste episódio mostra que a operadora de Springfield muda constantemente de sistema, além de demonstrar que Homer fica sem pagar sua conta de telefone.

Como os produtores da série deixaram de se ocupar com aspectos de continuidade a partir da quinta temporada, especialistas que participam em listas de discussão e sites afins pela web fizeram o mesmo.



Temas abrangentes

Os Simpsons usam a configuração padrão de uma comédia ou de sitcom como premissa. Os centros de série sobre uma família e sua vida em uma cidade americana típica. No entanto, devido à sua natureza de animação, Os Simpsons são maiores de que uma sitcom regular. A cidade de Springfield age como um universo completo em que os personagens podem explorar os problemas enfrentados pela sociedade contemporânea. Por Homer ter um trabalho na usina nuclear, a série pode comentar sobre o meio ambiente. Através de Bart e Lisa na Escola Elementar de Springfield, escritores ilustram questões controversas no campo da educação. A cidade possui uma vasta gama de canais de televisão que vão de programação infantil a notícias locais, na qual permite que os produtores façam piadas sobre si mesmos e sobre a indústria do entretenimento. Alguns comentaristas dizem que o show é de natureza política e suscetíveis a um viés de esquerda-direita. Al Jean admitiu numa entrevista que "Nós [o show] somos de tendência liberal." Os escritores frequentemente evidenciam uma valorização de ideais liberais, mas o show faz piadas em todo o espectro político. A amostra retrata o governo e as grandes corporações como entidades insensíveis que se aproveitam do trabalhador comum. Assim, os escritores frequentemente retratam figuras de autoridades em que não fazem jus ao seu trabalho. Em Os Simpsons, os políticos são corruptos, ministros, como o Reverendo Lovejoy são indiferentes aos fiéis, e a força policial local é incompetente. Religião também figura como um tema recorrente. Em tempos de crise, a família, muitas vezes, se volta para Deus, e o show tem lidado com a maioria das grandes religiões.






O processo de dublagem, conhecido em Portugal como dobragem, é uma das características que fez da série um sucesso mundial. Há, por exemplo, quem considere a versão em espanhol latino-americano de The Simpsons tão boa que seria inclusive melhor que seu original em inglês, devido ao nível da dublagem que chegou a traduzir alguns nomes, como o de Homer, que se tornou Homero, além da versão latino-americana em espanhol não conter dubladores de vários personagens, por exemplo: Dan Castelaneta faz a voz de Homer, vovô, Barney, Krusty, Faxineiro Willie,Prefeito Quimby, Hans Moleman e muitos outros.

Outro ingrediente que trouxe grande popularidade ao desenho nesse aspecto é o fato de um grande número de personalidades, especialmente músicos e astros do cinema, terem contribuído com suas vozes.
EUA

A dublagem original põe alguns atores em diversos papéis. Dan Castellaneta faz Homer, seu pai Abraham Simpson, e o palhaço Krusty, dentre outros; Julie Kavner dubla Marge e suas irmãs Patty e Selma Bouvier; Nancy Cartwright dubla Bart e várias outras crianças; e Yeardley Smith é a única com apenas um grande papel, Lisa. Os outros dubladores principais são Hank Azaria que dubla personagens recorrentes como Apu, Moe e Chefe Wiggum; e Harry Shearer, que dubla Seymour Skinner, Ned Flanders, Sr. Burns e Smithers, dentre outros.
Brasil

No Brasil, ao contrário do original, cada personagem é dublado por um dublador diferente (com exceções, como Abe Simpson sendo sempre dublado pelo dublador de Homer). Com as diversas trocas de estúdio (Herbert Richers, VTI, Audio Corp, Audio News) e direção (Waldyr Sant'anna, Júlio César, Mário Jorge, Marco Ribeiro, Guilherme Briggs) alguns personagens chegaram a ter cinco ou mais vozes diferentes, o que causa muita polêmica quanto ao cuidado e criteriosidade com que é feita a dublagem da série.

Homer foi dublado por Waldyr Sant'anna por 7 temporadas, até abandonar a VTI e ser substituído por Júlio César Barreiros, que tentou fazer um trabalho fiel ao predecessor. Na décima quinta temporada, Mário Jorge trouxe Sant'anna de volta, e este continuou com o personagem até 2007, quando a FOX resolveu substituí-lo devido a um processo aberto por Sant'anna pelo uso da dublagem em DVD (o contrato só daria direito de uso em TV aberta). Barreiros fez um teste para voltar ao papel, mas Carlos Alberto fora escolhido e dubla Homer desde a décima oitava temporada.

Marge foi dublada por Selma Lopes até a sétima temporada. Para substituir Selma Lopes, Mariângela Cantú foi escalada para dublar Marge. Mariângela dublou apenas a oitava temporada, e foi substituída por Nelly Amaral. Esta dublou Marge até a décima terceira temporada quando morre (2002). Selma Lopes é a dubladora atual de Marge. Bart foi dublado por Peterson Adriano até a sétima temporada, sendo substituído por Rodrigo Antas. Lisa foi dublada por Nair Amorim da primeira até a sétima temporada, sendo substituída por Priscila Amorim entre os anos 8 e 14, e atualmente é dublada por Flávia Saddy, que começou seu trabalho na décima quarta temporada.

Os Simpsons é um dos unicos programas de animação da Fox a ser dublado no Rio de Janeiro enquanto as outras séries animadas da Fox são dubladas em São Paulo. Na TV Aberta brasileira a Rede Globo exibe Os Simpsons de segunda á sexta 11:30 da manhã e aos sábados antes de Turma Da Mônica,nos sábados não em horário nacional,somente para praças que não exibe programas locais nessa faixa horária.
Portugal

Em Portugal, toda a série televisiva é transmitida nas vozes originais, sendo transmitida legendada há muitos anos no canal RTP 2 (sob o título Os Simpsons) e recentemente, também, na FOX Portugal (sob o título Os Simpson). Na versão em DVD da série o nome atribuído é Os Simpsons e também na versão em filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário